Leia sobre Cultura Cigana e Flamenco

O que significa “Palo Flamenco”?

Você sabe por que usamos a palavra “palo” como referência aos estilos musicais no Flamenco?
A palavra “palo” tem diversos significados na língua espanhola. Seu sentido literal é “pau”, mas o sentido que nos interessa é “naipe”. No baralho espanhol, os naipes (“palos”) chamam-se “espadas”, “bastos”, “oros” e “copas”. Combinado com números, os “palos” diferenciam as cartas entre si.

Mas o que isso tem a ver com o Flamenco?

Pois bem, é comum no jargão dos carteadores espanhóis frases do tipo “ese palo no me va”, com a qual descrevem a situação em que se encontram ao não dispor de determinado naipe em um jogo dado.

Essas mesmas frases passaram a ser usadas também pelos cantaores no Flamenco, quando um determinado estilo não era apropriado a suas faculdades ou gostos. Ao pedirmos a um seguiriyero que cante por tangos, pode ser que ele responda: “Por esse palo no voy bien, hombre!”

Pouco a pouco, a palavra “palo” ganhou autonomia e, hoje, é usada corriqueiramente para designar cada um dos estilos musicais do Flamenco.

Se você tem interesse em enriquecer seus conhecimentos, participe dos nossos estudos quinzenais!

Mais informações: http://www.lafragua.com.br

Uma resposta

  1. Olá, sou pesquisadora e dançarina de flamenco e me chamou muito a atenção seu ‘post’. Eu gentilmente gostaria de saber qual foi a sua fonte de consulta, pois nunca tinha visto uma comparação entre os ‘palos flamencos’ e os naipes do baralho.

    23 de março de 2012 às 14:52

Deixe um comentário